Saiba o conceito de “ouvir” na Bíblia e mude o seu relacionamento com Deus

Muitas vezes nós pensamos que se temos ouvidos, nós temos a capacidade de escutar. Isso é muito aplicável a nossa cultura, pois ouvimos de tudo o tempo todo. Não paramos de ouvir, o twitter, o facebook, o whatsapp e todas as demais redes sociais ao mesmo tempo. Além disso, temos que ouvir o professor, o conselho dos pais e tantos outros sons que são captados por nossos aparelhos auditivos.

Já aconteceu várias vezes comigo de ouvir o que alguém está falando e dois minutos depois não fazer a menor ideia do que ela acabou de falar. Principalmente quando a esposa pede uma lista de coisas para comprar no supermercado. A gente ouve, mas não processa no cérebro, apenas entra pelos ouvidos qualquer som. A Bíblia tem uma palavra específica para expressar a ideia de “ouvir”, e o conceito dessa palavra é muito importante para nossa vida espiritual.


“SHEMA” é a palavra que significa “ouvir”. Deuteronômio 6:4-9 é considerado a profissão de fé do judaísmo, e essa parte é também chamado de “SHEMA”, isso porque a primeira palavra do texto é SHEMA (שמע). OUVE, Israel, o Senhor nosso DEUS é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu CORAÇÃO, e de toda a tua ALMA, e de todas as tuas FORÇAS. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas”.

Shema é uma palavra comum na Bíblia, já que é uma atividade diária de todo o ser humano. O texto de Provérbios 20:12 diz: “Os ouvidos que ouvem e os olhos que veem – nossos equipamentos básicos dados pelo criador”.

PRESTAR ATENÇÃO

Mas se você olhar mais profundamente a palavra, perceberá que ela tem um significado mais amplo. Em hebraico SHEMA tem o significado de “prestar atenção em algo” ou “colocar o foco nisso”. Um exemplo disso ocorreu no casamento de Jacó com Lia. Era óbvio que Jacó queria casar com Raquel. Mas, como ele foi enganado, teve que casar com Lia. Ela se sentia desprezada pelo marido, porém era fértil e sua irmã Raquel era estéril. Quando o Senhor lhe deu a graça de ter um filho homem ela o chamou de Rúben (SHIM’ON), que significa que Deus havia PRESTADO ATENÇÃO nela, Deus havia ouvido o seu clamor.

Gên 29:32 “E concebeu Lia, e deu à luz um filho, e chamou-o Rúben; pois disse: Porque o Senhor atendeu (SHEMA) à minha aflição, por isso agora me amará o meu marido”.

RESPONDER

A mesma palavra pode significar “responder” a algo. Dessa maneira aparece muitas vezes em Salmos, onde o salmista pede ajuda ao Senhor. “SHEMA (ouça) a minha voz quando clamo, ó Senhor; tem misericórdia de mim e responde-me”.  Sl 27:7 ou seja, clamar a Deus para ele SHEMA, (ouvir), é pedir para ele fazer alguma coisa, agir em seu favor.


OBEDECER

Outro significado da palavra é OBEDECER, quando o povo estava no Monte Sinai e Deus os organiza como nação ele diz: “Agora se me SHEMA (obedeceram) fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal entre todas as nações”. Êx 19:5 Na Bíblia hebraica aparece a palavra repetida neste verso, SHEMA, SHEMA. Isso significa, ouçam de perto, ouçam atentamente, me obedeçam. Para Deus ouvir significa que eles deveriam manter o pacto que haviam feito. Para Deus, SHEMA significa OUVIR e OBEDECER.

Aqui vemos algo interessante. Na Bíblia não existe duas palavras para ouvir e obedecer, quando você quer dizer uma dessas duas palavras você usa “SHEMA”. No mundo dos hebreus OUVIR e FAZER são dois lados de uma mesma moeda. É por isso que quando o povo quebra o concerto que haviam feito com Deus o profeta diz: “Filho do homem, tu vives no meio de uma Casa rebelde. Eles têm olhos para ver, mas não enxergam; têm OUVIDOS (SHEMA) para ouvir, mas se negam a escutar, porquanto são uma nação rebelde”. Ezequiel 12:2 ou Isaías 43:8

Eles não ouviam a Deus, ou seja, eles não o obedeciam. E você ouve o Senhor Deus? PRESTA ATENÇÃO no que ele diz? RESPONDE ao Seu chamado e está disposto a OBEDECER e a guardar os seus concertos?

Eu espero que você SHEMA o Senhor Deus no dia de hoje.


Rodrigo Bertotti acredita que a igreja local é a mais importante organização do planeta, e está ajudando a transformá-la num lugar onde todos amam estar. Como líder e pastor trabalha na Igreja Adventista no sul da Suíça. É um estudante de liderança, comunicação, igreja e fé, e compartilha suas ideias na igreja, no blog e em suas redes sociais. www.rodrigobertotti.com

Site Footer