Projeto melhor a cada dia – Semana 04

Olá galera. Já começou a semana quatro. Tomei mais 4 decisões para essa semana que começa. Aqui vão elas:

Semana 04

Espiritual – Melhorar meu estudo da Bíblia. Sinto que preciso ter um estudo melhor da Bíblia toda manhã. Vou me dedicar mais.

Saúde – Vou ir para academia a pé em vez do busão. Pelo simples fato de gastar mais tempo me exercitando.

Relacionamento – Vou me policiar para não dizer mais frases que coloquem os outros para baixo. As vezes a gente tem umas frases que colocam os outros para baixo, vou parar com isso.

Profissional – Vou planejar o dia de amanhã na noite anterior. Pelo simples fato que vai me deixar mais no foco no outro dia.

Link para as outras semanas

 

Assuma a responsabilidade de sua vida

Há um sentimento na cultura de hoje que alguém em algum lugar é responsável por nossa felicidade. Alguém deve ser o responsável por eu não ter tido sucesso, por causa do fulano eu não consegui realizar meu sonho. Alguém me atrapalhou, porque eu merecia muito mais do que tenho.

Mas a verdade é que tem apenas uma pessoa responsável pela qualidade de vida que você leva, ou pelo sucesso que você alcançou, esse ser é você.

Para você ser uma pessoa de sucesso, alguém que consiga realizar seus sonhos, você deve assumir a responsabilidade de sua vida. Isso inclui ser responsável pelos resultados que você produz, a qualidade de seus relacionamentos, o seu estado de saúde física ou mental, inclui o seu salário, suas despesas, seus sentimentos, enfim, tudo.

A nossa cultura nos ensinou que temos que colocar a culpa em alguém por não termos alcançados nossos sonhos. Culpamos nossos parentes, nosso chefe, amigos, a sociedade, o cônjuge, a economia, o tempo, a falta de dinheiro, a Bíblia, o signo, qualquer coisa ou qualquer um foi culpado pelo seu fracasso, menos você, o único que deveria ser o culpado.

Há uma história que diz que um homem estava voltando para casa e no meio do caminho encontrou um outro desesperado procurando uma chave que ele havia perdido. O homem ofereceu ajuda e os dois estavam procurando a chave em baixo do poste de luz da rua. Depois de quase uma hora de procura o ajudante perguntou, mas você perdeu por aqui mesmo essa chave? E homem respondeu, na verdade eu perdi lá em casa, mas aqui tem mais luz, então decidi procurar por aqui.

Chegou a hora de você parar de procurar um culpado para seu fracasso. Não é o momento de você procurar alguém para por a culpa por não ter alcançado a qualidade de vida que deseja ou por não ter criado os resultados que desejava.

Você e ninguém mais deve ser o responsável pelo seu sucesso ou fracasso. Você deve assumir 100% da responsabilidade da sua vida. Assumir isso significa saber que você cria tudo o que acontece com você. Que você é a causa de todas a experiências vividas por você. Assumir 100% da responsabilidade de sua vida é assumir todos os resultados, sucessos ou fracassos.

Você deve parar de encontrar desculpas

“99% dos fracassos vem de pessoas que tem o hábito de culpar os outros.” George Washington Carver – Químico que descobriu mais de 325 formas de usar o amendoim.

Se você quiser criar uma vida onde seus sonhos se realizam você deve parar de culpar os outros pelo o que acontece com você. Isso significa que você tem que parar com essas histórias de ser sempre a vitima da situação. Parar de encontrar desculpas para tudo. Assuma a responsabilidade de tudo o que acontece com você. Você é responsável por 100% das coisas que acontece com você.

Se as coisas não estão acontecendo como o planejado, se é que você planeja alguma coisa, faça algumas perguntas.
1. Como eu criei essa situação?
2. No que eu estava pensando para provocar isso?
3. No que estou crendo para a minha vida?
4. O que eu fiz ou deixei de fazer para ter esse resultado?
5. O que eu fiz para provocar tal atitude daquela pessoa?
6. O que eu posso fazer diferente na próxima vez para alcançar tal objetivo?

Você já parou para pensar que a gente sempre reclama com a pessoa errada? A gente vai no trabalho e reclama da esposa, chega em casa e reclama do chefe. por que? Porque é fácil, porque não precisa assumir nenhum risco. Porque somos fracos e medrosos para enfrentar as coisas da vida. Para de reclamar e assuma que você é culpado de quase tudo o que acontece na sua vida.

As experiências que você tem hoje são resultados das escolhas que você fez no passado.

Para você que gosta de matemática aqui vai uma fórmula.
E + R = C
Evento + Reação = Consequência

É simples de entender. As consequências do que acontece na sua vida é o resultado de como você reagiu aos eventos que aconteceram.

Você não pode culpar o evento pela seu fracasso – ou seja, você não pode culpar o tempo, a economia, o PT, a falta de educação, o racismo, o cônjuge, seu chefe, seu colega ou a mãe. Sem dúvida nenhuma todos esses fatores existem, mas se eles decidem as coisas ninguém teria sucesso na vida.

Quando eu estava para começar minha faculdade eu não tinha dinheiro suficiente para pagar a mensalidade. E naquela época, e não faz tanto tempo assim, não tinha financiamento estudantil e nem tanto emprego como tem hoje. Eu poderia muito bem culpar a situação ou tanta gente que estava ao meu redor. Como eu reagi aquela situação? Eu aproveitei a oportunidade que apareceu para mim. Eu fui vender livros de porta em porta. Uma tarefa extremamente difícil e desaconselhada por quase todos que viviam ao meu redor. Talvez por que eu era muito tímido e o estereótipo de quem vende alguma coisa é ser extrovertido. Mas eu não tinha alternativa e não poderia jogar a culpa nem mesmo em minha personalidade. Se for necessário vencer a timidez, vamos lá e lutaremos contra ela. Resultado? Venci a timidez, paguei minha faculdade e me tornei um dos melhores vendedores de livros de porta em porta do país.

A reação que você tem diante do evento que está a sua frente determinará o resultado, a consequência será sucesso ou fracasso.

Você não pode mudar o evento, ou seja, a vida traz coisas diante de nós que não há como desviar. Mas você pode mudar o seu comportamento diante disso tudo. Você pode controlar as ações diante das dificuldades que aparecem na caminhada rumo ao sucesso.

Se você não está gostando dos resultados, mudo a sua reação diante dos eventos de sua vida. É como já disse alguém, “se quiser ter os mesmo resultados, continue fazendo as mesmas coisas”.

Em resumo, você pensou nisso, você criou os sentimentos, você fez as escolhas, você disse as palavras, e é por isso que você está onde está.

Assuma o controle, faça as coisas acontecerem

Ninguém fará as coisas por você. Ninguém vai trabalhar para você ter sucesso na vida. Se você não trabalhar para você, não espere que alguém faça isso. Por isso tome o controle da sua vida e faça as coisas acontecerem.

Você está criando as coisas que irão acontecer na sua vida. O sucesso ou o fracasso na sua vida depende muito dos seus pensamentos e suas ações. Mas isso requer concentração, dedicação total ao seu sonho, disciplina e estar disposto a correr riscos.

Você pode controlar o que você pensa e o que você sente. Você está no controle do que você diz ou do que você pode fazer. Por isso controle o que você lê, o que você assiste, quem você segue. Toda ação deve estar sob o seu controle. Para ter o sucesso esperado você deve agir e se colocar no caminho que e leva a vitória.

Rodrigo Bertotti acredita que a igreja local é a mais importante organização do planeta, e está ajudando a transformá-la num lugar onde todos amam estar. Como líder e pastor trabalha na Igreja Adventista no sul da Suíça. É um estudante de liderança, comunicação, igreja e fé, e compartilha suas ideias na igreja, no blog e em suas redes sociais. www.rodrigobertotti.com

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer