Perguntas a se fazer antes de casar

Não esqueça de fazer algumas perguntas antes de casar com qualquer pessoa.

  1. Como o parceiro vê a Deus? W. Tozer disse: “O que vem em nossas mentes quando pensamos em Deus, é o mais importante sobre nós”. Se você é um cristão, o que o seu parceiro pensa sobre Deus deve ser muito importante para você. Não somente o que ele ou ela acredita, mas como ama a Deus. O tipo de pessoa com quem quer construir uma vida deve se esforçará para amar a Deus com todo seu coração, alma, mente e força. Lucas 10:27
  2. Como o parceiro vê a igreja? A igreja é a noiva de Cristo. Se a pessoa com quem você está ama a Jesus, também amará a sua noiva. Ele ou ela consegue enxergar valor em permanecer na igreja e busca humildemente a comunhão com os outros membros da noiva de Cristo?
  3. Ele ou ela ama a Palavra de Deus? Seu parceiro busca aprender da Bíblia com todo o coração? Salmo 119:2. A quantidade de tempo que passamos estudando a Palavra de Deus afeta toda a nossa vida. Você não deveria sonhar em passar a vida toda com alguém que não leva o estuda da Bíblia com responsabilidade.
  4. O seu parceiro respeita você? Ele ou ela coloca você para cima com suas palavras ou sempre procura te humilhar? Pessoas podem mudar, mas você deve casar com alguém que é, não com uma que poderá ser. A maneira como a pessoa trata você demonstra o quanto ele entende que você foi criado a imagem de Deus. O seu parceiro respeita você também com ações? Ou é temperamental, nervoso (a) e tem hábitos perigosos que te desrespeitam? Um parceiro que força você a fazer coisas apenas para lhe satisfazer, é uma pessoa que não te respeita com ações. Ele ou ela te respeita não te abusando sexualmente? Não fazendo uso de pornografias? E sabe respeitar seus limites? Pensem bem nisso antes de casar.
  5. Como ele ou ela trata os outros? Muitas vezes se ouviu que como o garoto trata sua mãe ou sua irmã é como ele tratará sua esposa. Isso vale também para as garotas em relação a seu pai e seus irmãos. Mas, você pode analisar como ele ou ela trata o caixa do supermercado ou o garçom do restaurante, isso fala muito sobre o seu caráter e dignidade. Todas essas análises podem dar uma ideia de como ele ou ela vai lidar com você depois da fase da lua de mel.



  6. Como ele ou ela usa o tempo e os recursos financeiros? A pessoa com quem você se casará já está liberto do amor ao dinheiro? (Heb 13:5). Ele ou ela gasta o dinheiro de acordo com os princípios divinos? Priorizam o amor a Deus e as pessoas? Um dos maiores motivos de divórcio no Brasil é financeiro, saber como o seu parceiro lida com dinheiro fará toda diferença no seu futuro.

Como ele ou ela tem lidado com o tempo? O seu parceiro sabe ter tempo para todas as coisas, ou o trabalho é seu ídolo? Ele ou ela negligenciam suas responsabilidades para assistir algo no Netflix? O equilíbrio entre trabalho e lazer é importante e você deve levar em consideração.


Conclusão:

Antes de exigir qualquer coisa do seu parceiro, você deve sentar na frente do espelho e fazer um autoexame. Porque muito antes de querer algo de alguém, você deve ser essa pessoa que tanto sonha. É claro que, não são algumas perguntas que revelará se a pessoa é a que te fará feliz para o resto da vida, por isso tenha uma comunhão muito íntima com Deus para ver todos os sinais que Ele possa revelar.

Espero ter ajudado, tenha um bom dia.

Leia também:

7 verdades sobre o casamento que ninguém conta para você

12 hábitos que te levarão ao divórcio

 

Rodrigo Bertotti acredita que a igreja local é a mais importante organização do planeta, e está ajudando a transformá-la num lugar onde todos amam estar. Como líder e pastor trabalha na Igreja Adventista no sul da Suíça. É um estudante de liderança, comunicação, igreja e fé, e compartilha suas ideias na igreja, no blog e em suas redes sociais.
www.rodrigobertotti.com

Site Footer