O que pregar quando você não sabe o que pregar

Quando você está se preparando para pregar em sua igreja algo que você tem que decidir é o assunto que você vai pregar. As vezes é bem fácil, simplesmente o assunto vem na sua cabeça e as palavras saem de sua boca com uma facilidade impensável.

Outras vezes parece que você recebeu direto do Senhor Deus uma mensagem e ela está completa em sua mente. O que precisa mesmo é chegar a hora e começar a falar.

Os melhores sermões levam três pontos em consideração:

Deus – O que Deus quer dizer?

O público – Qual é a necessidade do seu público?

Você – O que você deve compartilhar.

A resposta para esses três pontos vai lhe dar a mensagem que você deve pregar.

  1. O que Deus quer dizer?

Um bom comunicador sempre pergunta pra Deus o que Ele quer que seja pregado. É claro que, antes o pregador tem que conhecer a Deus pessoalmente para conhecer qual é a vontade de Deus para a sua vida e para a vida de sua igreja. Mas perguntar para Deus é algo fundamental para se ter o que falar a qualquer audiência.

  1. Qual é a necessidade de seu público?

Você sempre deve saber quem será o seu público. Que idade eles tem. Em que trabalham. Qual é a perspectiva de mundo deles. Quais são suas maiores necessidades. Classe social. Sexo, ou seja, se for somente homem ou somente mulheres, geralmente há os dois gêneros.

Cada audiência tem necessidades diferentes, tem uma perspectiva diferente de mundo. E saber isso fará toda a diferença na hora de preparar uma mensagem para eles.

É importante saber, se possível, o que foi falado nas últimas mensagens. Assim você não corre o risco de repetir ou até mesmo de enfadar o público com uma mensagem que já está no coração deles.

  1. O que você deve compartilhar.

Por último, você deve falar sobre o que você conhece. O assunto que você escolher você deve dominá-lo. Você não deve falar do que você não conhece. Deus não te chamou para falar sobre profecias se você não as conhece bem.

Você deve se conhecer muito bem e saber de suas limitações e suas qualidades. Se você falar de um assunto que você não domina, você não será autêntico e sua mensagem não vai ter o impacto necessário para tocar vidas. Há sempre uma boa mensagem dentre os assuntos que você tem dominado nos últimos tempos.

Leia sobre o assunto e saiba o máximo que puder, primeiro para você mesmo e depois para ter o que falar aos seus amigos ou a sua audiência.

Da próxima vez que for pregar lembre-se de seguir essas três regrinhas simples.

  1. falar com Deus e saber o que Ele quer que você pregue.
  2. Descobrir a necessidade real do seu público.
  3. E ter a certeza que o que você vai falar serviu para você primeiro e agora você domina o assunto e tem, assim, condições de falar para os demais.

Que Deus te abençoe muito e que sua mensagem seja poderosa para salvação de muitos.

Pregador

 

Rodrigo Bertotti acredita que a igreja local é a mais importante organização do planeta, e está ajudando a transformá-la num lugar onde todos amam estar. Como líder e pastor trabalha na Igreja Adventista no sul da Suíça. É um estudante de liderança, comunicação, igreja e fé, e compartilha suas ideias na igreja, no blog e em suas redes sociais. www.rodrigobertotti.com

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer