Estratégias para ler mais e tornar a leitura um hábito.

Em primeiro lugar, deixe-me responder à pergunta óbvia.  Por que a leitura deve ser uma prioridade na vida de qualquer pessoa?

Conhecimento. Os grandes homens e mulheres que fizeram a diferença no mundo foram leitores vorazes. O conhecimento é importante. A leitura me tornou mais eficiente em meu trabalho. Fez de mim um marido atencioso. A leitura desafiou meu relacionamento com Deus. A leitura moldou minha visão do ministério pastoral. Eu não seria quem eu sou hoje sem os livros que me influenciaram.

Por isso aqui vai dicas e truques para ler mais.

Se ler mais em 2017 é um de seus objetivos, veja se algumas dessas dicas ajudam você.

Criar uma lista: Este é um exercício muito interessante para mim. Eu tenho um documento do Google chamado Lista de Leitura de 2017. Eu tenho categorias (como liderança, casamento / pais, ficção / diversão, desenvolvimento pessoal / espiritual e ministério). Em cada categoria, tenho vários livros listados. Isso me ajuda a acompanhar o que eu quero ler, pois se apenas colocar na estante eu acabo me esquecendo. É claro que, durante o ano a lista vai aumentando e chega no final do ano eu não li todos os livros da lista, mas li bem mais da lista inicial, ou do que leria se não tivesse a lista.

Seja inspirado por outros: Eu procuro me inspirar por outros que são capazes de ler mais de 50 livros em um ano.Siga pessoas que são leitores vorazes.Fale com pessoas que lêem muito e perguntem sobre o que estão lendo.Acho que cercar-se de leitores terá impacto no seu desejo de ler mais.

Crie uma rotina de leitura: Ter um momento na agenda para ler fará toda a diferença. Escolha um momento do seu dia que será reservado para a leitura. É uma tarefa obrigatória. Não precisa ser muito tempo. Se você ler apenas 30 páginas por dia, você lerá 900 páginas por mês. Isso já será um bom começo. Pois o final do ano terá lido 10.800 páginas, mais ou menos 50 livros. Imagine o conhecimento acumulado!

Deixe os livros acessíveis: 80% dos livros que li estão no meu aplicativo Kindle.Quando este é o caso, eu sempre tenho algo para ler comigo.Se eu estou no avião, esperando por uma reunião para começar ou ter alguns minutos antes de ir para a cama, eu posso terminar um capítulo.Eu também sempre tenho um ou dois livros na minha mochila.Sempre.Eu nem sempre “quero” ler … mas quando eu quero, eu tenho um livro disponível.

Áudio livros: Não faz tempo que comecei a ouvir livros. Mas isso faz a gente acompanhar muitos mais livros. Pois ao dirigir ou estar caminhando por aí, você poderá estar ouvindo um livro. Depois de algumas horas no transito terá terminado um livro e ganho um conhecimento para a vida. Você pode fazer assinaturas ou até mesmo comprar áudios livros. Eu gosto muito do Blinkist (em inglês) e o Tocalivros (em português).

Obter recomendações: Todos os anos, procuro perguntar para 4-5 pessoas por recomendações de livro. Eu tento fazer uma pergunta pessoal. “Você que me conhece, que livro você me recomendaria para ler este ano?” Ou “qual foi o livro mais significativo que você leu nos últimos meses”? Geralmente, pergunto para alguém que eu realmente respeito, assim consigo boas indicações.

Isto é o que eu faço. Eu leio 5-10 vezes mais livros agora do que anos atrás.  Se você tem alguma estratégia, deixe nos comentários abaixo.

“Bem-aventurados aqueles que lêem…”. Apocalipse 1:3

Boa leitura.

Rodrigo Bertotti acredita que a igreja local é a mais importante organização do planeta, e está ajudando a transformá-la num lugar onde todos amam estar. Como líder e pastor trabalha na Igreja Adventista no sul da Suíça. É um estudante de liderança, comunicação, igreja e fé, e compartilha suas ideias na igreja, no blog e em suas redes sociais. www.rodrigobertotti.com

2 comments On Estratégias para ler mais e tornar a leitura um hábito.

Comments are closed.

Site Footer