É necessário ir à igreja num mundo onde temos tudo online?

É interessante como muitas pessoas me perguntam se precisam ir à igreja nos dias de hoje, já que temos a possibilidade de ter mensagens ótimas online. Muitas vezes, melhores que lá na minha igreja, dizem eles. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostra que, a porcentagem das pessoas que vão a igreja hoje é muito parecida se comparada com 70 anos atrás. O problema não é atual. Os primeiros lideres da igreja já enfrentavam esse problema. “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia do Senhor se aproxima”. Hebreus 10:25


A frase correndo pelas redes sociais de que “você não vai à igreja, você é a igreja” é correta em certo sentido. Você ser a igreja e ir à igreja não são coisas distintas ou rivais. Pois, se você é realmente a igreja, você se reúne com os demais crentes regularmente para adoração e fortalecimento na fé. Você não pode “ser” a igreja, se você não “for” à igreja, pelo menos no sentido pleno.

Na bíblia, a igreja nunca teve um conceito de individualidade. Um cristão cumprindo com suas obrigações e vivendo uma vida sozinho não é, no sentido amplo, o que podemos chamar de igreja. “Aonde estiverem dois ou três reunidos, ali estarei eu no meio deles”. Mateus 18:20.

Se você analisar a história ou a Bíblia verá que os cristãos se reuniam regularmente, alguns uma vez por semana e outros até diariamente. Igreja é comunicação, é compartilhamento da fé, é troca de experiência. Ao “igrejarmos” estamos exercitando nossa fé com alguém que está fazendo o mesmo. Dar um “share” no facebook, ou em qualquer outra rede social, não é o tipo de comunhão que aquece a alma. Passar tempo com outros crentes, ler a Bíblia juntos, louvar o nome do Senhor, compartilhar experiências, faz de nós seres humanos mais parecidos com Deus, que é três e também se relaciona.

Não podemos reduzir a igreja a um podcast ou a um vídeo no youtube, eles têm o seu valor e podem te ajudar muito, mas igreja é relacionamento, é momento de oração entre irmãos, é sofrer junto com quem está precisando, é estar envolvido com quem está adorando a Deus como você.

A igreja vai na contramão do mundo em diversos aspectos, e se a internet quer te isolar dentro de casa provocando uma vida solitária, a igreja quer te proporcionar relacionamento com irmãos e com o Deus Todo-poderoso. Por isso, aproveite o que a internet pode te oferecer para te aproximar de Deus, mas vá à igreja para ser uma igreja mais plena.

Vá à igreja mesmo com todos os defeitos que tem por lá, isso fará você enxergar os seus próprios defeitos e exercer a paciência que a Internet nos rouba.

Que Deus te abençoe. Aproveite para dar um share e fazer um comentário.


Rodrigo Bertotti acredita que a igreja local é a mais importante organização do planeta, e está ajudando a transformá-la num lugar onde todos amam estar. Como líder e pastor trabalha na Igreja Adventista no sul da Suíça. É um estudante de liderança, comunicação, igreja e fé, e compartilha suas ideias na igreja, no blog e em suas redes sociais. www.rodrigobertotti.com

Site Footer