Dia 05 | Salmo 01

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
Salmos 1:1-6

Vamos trazer para perto o estudo desta semana do salmo 1 com uma paráfrase expandida.

Feliz, muitas e muitas vezes feliz o homem que temporariamente, ou mesmo casualmente, não imita o plano de vida daqueles que vive na atividade de confusão pecaminosa, nem se detém em meio àqueles que erram o alvo em termos espirituais, nem se estabelece e mora na habitação da multidão blasfema. Mas (em contraste com este tipo de estilo de vida) tem grande prazer na Palavra de Deus, refletindo sobre ela e meditando nela todos os momentos em que está acordado, de dia ou de noite. O resultado: ele tornar-se-á como uma árvore – firme, frutífera, que não murcha, e cumprindo na vida os propósitos que Deus determinou para ele.
Não são assim, os ímpios! Eles são como cascas sem valor batidas e castigadas pelos ventos da vida (espalhando-se e vagando sem propósito). Portanto, em razão da sua inutilidade interior sem o Senhor, os ímpios não serão capazes de se levantar no dia do juízo, nem possuem qualquer direito de serem contados entre a congregação daqueles declarados justos por Deus, porque o Senhor está inclinado na direção dos seus justos e está ligado a eles através de amor e cuidado especiais; mas o caminho daquele que vive sem o Senhor conduzirá apenas à ruina eterna.

Leia o salmo 1 novamente, desta vez em voz alta. Preste muita atenção à imagem de “anda… detém… assenta” registrada no primeiro versículo. Falando honestamente agora, você já sabe cedeu ao pecado muitas vezes? Que tal começar um propósito firme com Deus à ser totalmente fiel aos seus princípios? Não duvide dos perigos de rejeitar a Sua sabedoria, essa atitude te levará para a morte eterna.

Estudamos durante a semana o salmo 1. Se inscreva no blog e receba todas os posts assim que forem publicados. E você também pode compartilhar nas suas redes sociais, assim muitas outras pessoas podem ser abençoadas também. É só clicar no ícone logo aqui em baixo.

Que Deus te abençoe grandemente e até amanhã.

Rodrigo Bertotti acredita que a igreja local é a mais importante organização do planeta, e está ajudando a transformá-la num lugar onde todos amam estar. Como líder e pastor trabalha na Igreja Adventista no sul da Suíça. É um estudante de liderança, comunicação, igreja e fé, e compartilha suas ideias na igreja, no blog e em suas redes sociais. www.rodrigobertotti.com

4 comments On Dia 05 | Salmo 01

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer