Dia 03 | Salmo 01

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
Salmos 1:1-6

Um bom exemplo desse Salmo é a vida de Ló. Ló era sobrinho de Abraão e viveu por muito tempo ao lado do seu tio. Quando eles estavam vivendo em Canaã e as suas fazendas já estavam grande os servos de cada um começaram a brigarem entre si. Decidiram então que deveriam viver um pouco mais distante um do outro. Abraão deixou o sobrinho escolher e sua escolha foi morar na campina perto das cidades de Sodoma e Gomorra.

“habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da campina e armou as suas tendas até Sodoma. Ora, eram mais os varões de Sodoma e grandes pecadores contra o Senhor”. Gênesis 13:12-13

ele foi e “se deteve na rodas dos escarnecedores”.

E em Gênesis 19: “E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma”. (v. 1)

Quando você contemplar os pecadores se tornará um deles. E quando falo contemplar não é somente viver ao lado deles, que já é algo bem forte e transformador. Mas contemplar o pecador é também seguí-lo na internet e passar tempo o observando. “Somos transformados por aquilo que contemplamos.” EGW.

Um exemplo ao contrário de Ló é nosso grande patriarca José. Esteve firme em todos os caminhos do Senhor, seja vendido como escravo, na cadeia quando abandonado injustamente ou na hora de pecar tendo sexo com a esposa do Faraó. Mas Deus o honrou e ele se tornou uma “árvore plantada junto ao Ribeiro.”

O verso 1 do Salmo nos dá uma promessa de felicidade; o versículo 2 fornece o meio para experimentá-lo. Agora o versículo 3 declara o resultado final.

“Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas,

a qual dá seu fruto na estação própria,

e cujas folhas não caem,

e tudo quanto fizer prosperará.”

Mantenha um andar puro e inflexível; tenha prazer em sua Palavra, e você crescerá como uma “árvore espiritual” estável e confiável. Não há atalho para o crescimento espiritual, assim como o físico, você deve se alimentar diariamente e com bons alimentos. Com o tipo certo de alimentação e clima espirituais, você poderá ser “feliz, muitas e muitas vezes feliz”.

Estamos estudando esse salmo durante essa semana toda, então se inscreva no blog e receba de forma automática todos os textos que são publicados por aqui. E você também pode compartilhar nas suas redes sociais, assim muitas outras pessoas podem ser abençoadas também. É só clicar no ícone logo aqui em baixo.

Que Deus te abençoe grandemente e até amanhã.

Rodrigo Bertotti acredita que a igreja local é a mais importante organização do planeta, e está ajudando a transformá-la num lugar onde todos amam estar. Como líder e pastor trabalha na Igreja Adventista no sul da Suíça. É um estudante de liderança, comunicação, igreja e fé, e compartilha suas ideias na igreja, no blog e em suas redes sociais. www.rodrigobertotti.com

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer