Dia 02 | Salmo 01

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
Salmos 1:1-6

O Salmo começa com a palavra “Bem-aventurado”. No grego essa palavra é uma palavra muito mais enfática para expressar o quão feliz é a pessoa que é chamada de bem-aventurada. Uma tradução possível seria:

“Feliz, muitas e muitas vezes feliz…”

Andar – um sinônimo desse verso é caminhar ou permanecer ao longo do caminho. Seria mais como uma pessoa que não imita os atos errados dos que não obedecem ao Senhor. Conselho – aqui significa “dureza, firmeza”, ou seja aquele que se mantem firme no propósito. O verso seria mais ou menos assim:

Feliz, muitas e muitas vezes feliz… aquele que nem mesmo passa casualmente pelos movimentos ou imita o plano de vida daqueles que vivem em pecado.

Detém – Essa palavra significa “parar e continuar a praticar” o que os pecadores estão fazendo. É parar e tomar a posição deles, defendê-los. Por outro lado, se tomarmos uma posição firme em favor da justiça, seremos “como árvore plantada junto a ribeiros de águas” – que não pode ser corroída pelos ventos da impiedade e da injustiça.

Assenta – é literalmente se assentar e curtir ou beber do que se está falando a li na roda. Ou seja, o justo não faz isso. Quantas vezes nos assentamos no meio daqueles que zombam dos nossos princípios, seja com piadas ou argumentos ignorantes. Às vezes ficamos calados, poucas vezes argumentamos contra, e na maioria dos casos até rimos das histórias engraçadas, mesmo que denegrindo nossos princípios.

Você consegue ver a imagem na mente do escritor? Nós seremos felizes, muitas e muitas vezes felizes se mantivermos um andar puro, livre até mesmo do menor flerte com o mal. Se começarmos a “andar” segundo “o conselho dos ímpios”, será fácil deslizarmos lentamente até a habitação do escarnecedor.

Fortalecendo esta lição em sua Alma.

  1. Analise sua vida e veja se não está se assentando na roda de alguns escarnecedores.
  2. O seu andar está cada dia mais agradando a Deus ou nos últimos anos você está pior que antigamente?
  3. Você está conseguindo ser firme e está tomando posição ao lado da verdade sempre que precisa tomar uma decisão?

Vamos estudar esse salmos durante essa semana toda, então se inscreva no blog e receba de forma automática todos os textos que são publicados por aqui. E você também pode compartilhar nas suas redes sociais, assim muitas outras pessoas podem ser abençoadas também. É só clicar no ícone logo aqui em baixo.

Que Deus te abençoe grandemente e até amanhã.

 

Rodrigo Bertotti acredita que a igreja local é a mais importante organização do planeta, e está ajudando a transformá-la num lugar onde todos amam estar. Como líder e pastor trabalha na Igreja Adventista no sul da Suíça. É um estudante de liderança, comunicação, igreja e fé, e compartilha suas ideias na igreja, no blog e em suas redes sociais. www.rodrigobertotti.com

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer