Como ler 30 livros em um ano | Manual do homem cristão

livros1Warren Buffett, o homem comumente referido como o maior investidor do século 20, estava em pé na frente de 165 estudantes de olhos arregalados da Universidade de Columbia nos Estados Unidos.

Um dos estudantes levantou a mão e perguntou, Buffett qual a melhor maneira de se preparar para uma careira de sucesso na área de investimentos? Depois de pensar por um momento, Buffett puxou uma pilha de papéis e relatórios que ele tinha trazido com ele e disse: “Leia 500 páginas como esta todos os dias. Isso é como o conhecimento funciona. Constrói-se, como juros compostos. Todos vocês podem fazer isso, mas eu sei que muitos de vocês não vão fazer. ”

Buffett estima que 80 por cento das suas horas de trabalho são gastas lendo ou pensando. É o suficiente para fazer você se perguntar: “Será que estou lendo livros suficientes?”

Quando eu me fiz essa pergunta recentemente, percebi que havia algumas razões simples do porque eu não estava lendo tanto quanto eu gostaria, e acabei desenvolvendo um sistema que está me ajudando a ler mais de 30 livros por ano.

Deixe-me explicar …

Como ler mais livros

Se você gosta de ler, então a leitura de livros é relativamente fácil. Você simplesmente tem que achar o tempo para ler. Mais fácil é dizer do que fazer, é claro.
Percebi que meus hábitos de leitura eram apenas reativos, não proativos. Se um link interessante aparecesse na minha tela no Facebook ou no Twitter, então passaria a lê-lo, mas apenas como uma reação. Eu não estava agindo proativamente para ler livros a cada dia. Eu estava simplesmente lendo ideias interessantes que foram empurrados na minha frente.

Como resultado, a maior parte da minha leitura era feita online. É verdade que há uma abundância de excelentes artigos na web, mas de um modo geral, a qualidade de bons livros é melhor. Livros normalmente têm melhor escrita (mais bem editada) e informações de maior qualidade (melhor verificação dos fatos e mais extensa pesquisa). A partir de uma perspectiva de aprendizagem, eu gasto melhor meu tempo lendo livros que conteúdo online.
Então, eu tinha que descobrir uma estratégia que me ajudasse a ler mais livros, não somente distrações típicas da internet.

Como fazer isso?

lendo apenas 20 páginas por dia.

Essa é a única lei que preciso estipular para a minha vida de leitura.
Leia 20 páginas para começar o dia.

Eu costumo acordar cedo, quando lembro, bebo um copo de água, (deveria fazer sempre). Faço meu culto e adoro o meu Deus. Depois pego meu livro e leio 20 páginas. Simples. Para se ler 20 páginas, se gasta em média 30 minutos. E se você ler logo cedo, não vai deixar as coisas do dia atrapalharem sua leitura.
Por que eu acho que esse padrão funciona? Porque são apenas 20 páginas. É um número suficiente para não intimidar e são realizados em apenas 30 minutos. Claro, 20 páginas parece pequeno. Mas se você fizer isso 300 dias no ano, serão 6 mil páginas lidas. Aproximadamente 30 livros.

 

Minha esposa tem o costume de aproveitar o tempo de viagens lendo. Indo para o trabalho no trem ou no busão você pode aproveitar o tempo e ler mais ainda do havia se proposto. Leia 20 páginas logo cedo e não deixe as brechas do dia serem perdidas analisando como a pessoa do lado está vestida. Mesmo que for 5 minutos, isso é tempo suficiente para 3 páginas.
Que tal você seguir essa dica e começar a investir em sua vida amorosa, profissional ou até mesmo aprender mais sobre seu hobby? Isso te fará uma pessoa melhor e sua auto estima ficará nas alturas.
P.S. Procure bons livros para ler.

E se ainda não leu os livros da minha esposa, fica aqui a dica. Loja da Fabi.

 

“Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas”. Caio Graco

Rodrigo Bertotti acredita que a igreja local é a mais importante organização do planeta, e está ajudando a transformá-la num lugar onde todos amam estar. Como líder e pastor trabalha na Igreja Adventista no sul da Suíça. É um estudante de liderança, comunicação, igreja e fé, e compartilha suas ideias na igreja, no blog e em suas redes sociais. www.rodrigobertotti.com

2 comments On Como ler 30 livros em um ano | Manual do homem cristão

  • Pingback: Projeto melhor a cada dia – Semana 02 | MHC ()

  • Amei a proposta!

    Sou apaixonada por ler, mas agora que tenho tempo livre, ironicamente é quando eu NÃO consigo ler.
    Acredito que a pressão do dia a dia me fazia querer buscar algo pra esvair a mente.
    Hoje, o que faltava era algo desafiador, como cumprir uma meta simples de 20 páginas. Excelente!
    Amo os textos de vocês! Parabéns pelo baby, nossas orações continuam!

    Deise Farias, 17 anos – Cachoeirinha, RS

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer