Como enriquecer seu devocional com Deus

Crescimento espiritual não acontece sem o estudo da Palavra de Deus. Muitos me perguntam como podem enriquecer o seu devocional com Deus, pois somente ler a bíblia parece não fazer muita diferença. Ler a Palavra de Deus simplesmente por ler, não há crescimento. Ler apenas para postar nas redes sociais uma pequena ideia daquele verso, não te aproxima do Salvador. Segue aqui umas dicas para fazer com que seu estudo seja enriquecedor.


  1. Faça perguntas para o texto bíblico.

Devemos a aprender a fazer perguntas para o texto bíblico. Não tem limites de quantas perguntas você poderá fazer. As histórias bíblicas foram escritas com poucos detalhes e por isso deixa margem para você perguntar o que aconteceu nesse meio tempo. Viaje na história e tente imaginar cada umas das cenas. “Quanto mais fundo você cavar, mais ouro você achará”. Explore o texto ao máximo que puder, e fazer perguntas é umas das melhores maneiras.

  1. Escreva o que você aprendeu.

Comece a escrever o que você aprender. Pense nas lições dadas por Deus naquele dia. Se você anota o aprendizado fica mais profundo, você lembrará por mais tempo. E isso, força você a tirar uma lição, pois muitas vezes, pensamos de modo superficial sobre as lições do texto.

  1. Aplique a lição aprendida naquele dia.

Lição aprendida é lição aplicada. Não há crescimento espiritual se você não começar a praticar o que aprendeu. Não há valor nenhum, se no final você não estiver mais parecido com Jesus. Estude, tome nota e internalize a lição praticando-a já naquele dia.


  1. Estude sistematicamente.

Nós não podemos ler um texto aqui e pular para ler outro lá na frente. Quem faz isso, faz para aplacar a consciência e dizer para si mesmo que está em contato com a Palavra de Deus. Isso não é estudar a Bíblia. Dessa maneira é muito difícil ter um crescimento espiritual. Você deve estudar de forma sistemática e provocando um crescimento. Por exemplo, você pode estudar verso por verso, ou escolher um livro e passar dias tirando lições dessa parte da bíblia. Também pode escolher um tema e ver tudo o que a bíblia diz sobre o assunto. Neste momento eu estou estudando as “bem-aventuranças” e já faz mais de 20 dias que estou concentrado em 12 versos. Há uma imensidão de livros sobre cada assunto da Bíblia, comece a comprar e se dedique ao estudo.

  1. Estude todo dia e repita o mesmo estudo.

Além de estudar de forma sistemática você deve fazer diariamente, ter uma constância fará com que o crescimento espiritual seja progressivo e durável. E não se canse de repetir a leitura e o estudo do mesmo texto, Deus fala sempre e de muitas maneiras.

Espero ter te ajudado e que você esteja cada dia mais parecido com Jesus. Se quiser, deixe um comentário com uma dica legal de como podemos melhorar o nosso estudo bíblico.


Rodrigo Bertotti acredita que a igreja local é a mais importante organização do planeta, e está ajudando a transformá-la num lugar onde todos amam estar. Como líder e pastor trabalha na Igreja Adventista no sul da Suíça. É um estudante de liderança, comunicação, igreja e fé, e compartilha suas ideias na igreja, no blog e em suas redes sociais. www.rodrigobertotti.com

1 comments On Como enriquecer seu devocional com Deus

Comments are closed.

Site Footer