Até onde Deus pode usar um homem? – John Wesley

Ele morava na cidade de Epworth, na Inglaterra. Tinha apenas três anos de idade quando estava brincando no seu quarto e sua casa ficou completamente tomada pelo fogo. Sua mãe conseguiu salvar os quatorze irmãos, mas como ele estava no segundo andar não deu tempo de chegar antes do fogo se espalhar.

Foram 30 minutos de agonia e somente depois do desespero de uma mãe e ajuda de bombeiros que John Wesley foi salvo da morte. Esse incidente aconteceu em 1706 e caso matou quem seria um dos maiores homens que o Reino Unido conheceria.

John Wesley nasceu em 17 de junho de 1703 em Epworth e morreu em 2 de março de 1791 em Londres, capital da Inglaterra. E nesses 87 anos fez um trabalho admirável de avivamento do evangelho nesse país.

Nesta época de revolução industrial a Inglaterra estava passando por um momento ruim na economia e o número de desemprego crescia acentuadamente. As ruas estavam cheias de mendigos, violência, homens viciados e políticos corruptos.

O cristianismo estava quase morrendo. As igrejas estavam inertes a situação e não causavam influência nenhuma na sociedade. Mas dentre os homens que não se conformaram com a situação estava John Wesley.

Desde que sua mãe conseguiu salvar o garoto das chamas, ela passou a tratá-lo diferente. Isso porque creu que Deus havia preparado algo maior para aquele filho. Aos cinco anos de idade ela começou alfabetizá-lo usando o livro dos Salmos.

Ela o educou em casa até os 11 anos de idade. Depois ele frequentou a escola pública e com 17 anos ingressou na universidade de Oxford, a duas horas de Londres.

Lá na universidade ele começou a se reunir com um grupo de estudantes para meditação bíblica e oração, sendo conhecidos pelos colegas universitários de “Clube Santo”, ele não inventou o nome: alunos, notando que os membros do grupo tinham horário e método para tudo que faziam, os tacharam como “metodistas”. Wesley preferia chamá-los simplesmente de ‘Metodistas de Oxford’.

Nesse momento começaram a visitar os presídios e a fazerem evangelismo com os presos. Formou-se em Teologia e aos 32 anos foi ser missionário na Virgínia, Estados Unidos. Permaneceu lá por 2 anos evangelizando os índios.

Mas a sua conversão verdadeira aconteceu no dia 24 de maio de 1738 ao ler um comentário bíblico escrito por Martinho Lutero sobre o livro de Romanos. Ali, naquele momento da leitura, sentiu os seus pecados perdoados e recebeu de Cristo a confiança necessária para ser um homem pregador do evangelho.

Nos próximos 50 anos, Wesley pregou em média de três sermões por dia, a maioria deles ao ar livre. Ele pregava em praças e salões e juntava pessoas ao redor dele para falar das verdades bíblicas. Ele conseguiu tirar milhares da miséria e da imoralidade.

Com tanto serviço, Wesley andava por toda a parte a cavalo, conquistando o apelido de ‘O Cavaleiro de Deus’. Calcula-se que, em 50 anos, Wesley tenha percorrido 400 mil quilômetros e pregado 40 mil sermões, com uma média de 800 sermões por ano. Ele tornou uma frase conhecidíssima: “o mundo é minha paróquia”.

Quando um homem se coloca nas mãos de Deus a sua influência pode ser tão grande que não poderá ser medida. Com apenas um homem, Deus consegue mudar uma geração e transformar o mundo. Ele apenas precisa de alguém que esteja disposto a se entregar completamente a Ele.

E sabe qual a diferença sua e de John Wesley? Praticamente nenhuma. Deus pode usar você da mesma forma. Basta você se entregar completamente a Ele e dizer: Senhor usa-me, transforma-me e faça de mim teu servo.

Eu acho que chegou o seu momento de brilhar por Jesus. Acho que agora é sua vez de fazer um trabalho na sua cidade para transformar o mundo. Onde as pessoas estão precisando de você? Qual área na sua cidade que você pode trabalhar para melhorar a vida das pessoas?

Observe bem ao seu redor e vai perceber pessoas que estão precisando de um homem cheio de Deus para dar um rumo na vida delas. Faça uma oração ao Senhor e comece a perguntar o que Ele tem preparado para você. Se entregue completamente e deixe Ele atuar na sua vida.

Quando Wesley morreu, foi fundado a igreja Metodista, que hoje é a segunda maior denominação protestante dos Estados Unidos, com mais de 75 milhões de membros.

Deus tem algo muito grande para a sua vida, basta você deixar-se ser usado por Ele.

 

Não deixe de curtir, compartilhar e se inscrever no blog para receber os posts assim que forem postados. Obrigado por me acompanhar. E não esqueça de deixar um comentário abaixo de sua experiência com Deus.

 

 

Rodrigo Bertotti acredita que a igreja local é a mais importante organização do planeta, e está ajudando a transformá-la num lugar onde todos amam estar. Como líder e pastor trabalha na Igreja Adventista no sul da Suíça. É um estudante de liderança, comunicação, igreja e fé, e compartilha suas ideias na igreja, no blog e em suas redes sociais. www.rodrigobertotti.com

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer