A Bíblia ensina a orar | Manual do homem cristão

Você gosta de conversar com seus amigos? Aquele papo que vai longe e fala de coisas, pessoas, lugares e sentimentos? Nessas horas o tempo até parece que passa mais rápido.

Quem é jovem gosta de estar com a turma e gastar tempo conversando. No meio da conversa há uma troca de sentimentos, a amizade fica mais forte, você se identifica melhor com seu grupo e sente que tem valor para eles só porque gastam seu tempo ouvindo e falando com você.

Imagina como seria sua relação com seus amigos se vocês nunca se encontrassem e nem conversassem? Daria para ser amigo de alguém só porque o encontrou um dia, trocou umas palavras e depois nunca mais se encontraram? Difícil, não?

Um dos grandes segredos para fazer de Jesus um grande amigo e gostar dEle é fazer o que os amigos fazem: gastar tempo conversando. Falar o que vai no coração sem se preocupar com o tempo ou lugar. É estar perto dEle sem sentir o tempo passar. Essa é a melhor explicação para a oração.

O que não funciona é querer ser amigo de Deus, ou até dizer que é filho dEle, sem gastar tempo ao Seu lado. Se não há diálogo não há amizade. É importante que você saiba que, da parte de Deus isso nunca acontece. Ele está sempre com a agenda livre para falar com você. Está sempre interessado na sua vida. Ele quer falar sobre suas coisas, pessoas, lugares e sentimentos.

Você quer desenvolver o hábito de orar, falando com Deus e se tornando um amigo pessoal dEle? Aproveite, então, para conhecer o que “A Bíblia Ensina” sobre a oração.

ESTUDANDO A BÍBLIA

1) Como você pode se comunicar com Deus? Daniel 9:3
“Eu, pois, dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.”

2) O que é uma oração?
 I Samuel 1:10
“Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito.”

3) O que pode conseguir uma oração sincera? Tiago 5:16
“Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação.”

4) Em nome de quem você deve orar? João 14:13
“Tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.”

5) Atende Deus cada oração? Mateus 7:7-11
“Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á.
Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.
Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra?
Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente?
Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?”

6) Ao orar é preciso confiar.
 Então, o que é fé? Hebreus 11:1-6
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.
Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”

7) Como pode ser desenvolvida a fé? Romanos 10:17
“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.”

E AGORA?

Depois de conhecer o poder da oração com fé, Deus espera que você:

1. Ore várias vezes ao dia. Salmos 55:17
“De tarde, de manhã e ao meio-dia me queixarei e me lamentarei; e ele ouvirá a minha voz.”

2. Fale com Ele em particular.
 Mateus 6:6
“Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”

3. Peça coisas convenientes. Tiago 4:3
“Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.”

4. Peça com fé. Mateus 21:22
“E tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis.”

– See more at: http://biblia.com.br/blog/curso-biblico/a-biblia-ensina/licao-03-a-biblia-ensina-a-orar/#sthash.5HnwK9sK.dpuf

Rodrigo Bertotti acredita que a igreja local é a mais importante organização do planeta, e está ajudando a transformá-la num lugar onde todos amam estar. Como líder e pastor trabalha na Igreja Adventista no sul da Suíça. É um estudante de liderança, comunicação, igreja e fé, e compartilha suas ideias na igreja, no blog e em suas redes sociais. www.rodrigobertotti.com

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer