9 sinais que você é um fariseu moderno

Os fariseus são mencionados em todos os púlpitos do mundo. São feitas brincadeiras e piadas com eles e eu amaria receber 10 reais por cada vez que eles são mencionados em alguma igreja. Na maioria das vezes são lembrados por seu lado negativo, raramente alguém tem conhecimento suficiente para falar bem deles.

Olhando por este viés, ainda há muitos fariseus por aqui, embora ninguém queira ser um fariseu moderno. Acontece. Sempre se começa com boas intenções e com o tempo eles se tornam rudes e ofensivos em seu modo de viver.  Para ajuda-lo a reconhecer, aqui vão alguns sinais de um fariseu moderno:

  1. Você acredita que indo à igreja todo fim de semana, se torna mais santo perante Deus.

Fariseus modernos usam uma métrica para tudo em sua vida espiritual. Eles medem a sua justiça com este parâmetro e defendem que isso é necessário para a salvação. Ir aos cultos é algo que eles devem “ticar” toda semana. A preocupação não é ser transformado por Jesus, mas cumprir um requisito de ir até a igreja naquela semana.


  1. Você gasta mais tempo falando do que você não concorda do que das coisas que apoia.

Fariseus amam uma discussão. Eles gastam muito tempo tentando convencer outras pessoas com uma lista de ações  contra as quais eles querem apoiadores. Todavia, se você pedir a lista das coisas que eles apoiam, se engasgam e não conseguem dizer com facilidade. Todos eles acreditam que estão no mundo para defender a Deus e legislar sobre a moralidade do povo.

  1. Você acredita que Deus te considera indispensável.

Cada fariseu acredita que é indispensável para a obra de Deus. Que sem ele nada vai acontecer e Jesus não virá. Não conseguem compreender que embora Deus queira que você participe da obra dEle, ninguém é indispensável e Ele tem muitas maneiras de fazer as coisas sem você.

  1. Você não tem um pecado “sério” para se arrepender.

Você se lembra de algum pecado que o fariseu cometeu? Eles nunca pecam, ou seja, eles têm uma imagem a zelar e revelar que precisam de arrependimento é demonstrar sua fraqueza e vulnerabilidade. Fariseus não mostram suas fraquezas. Arrependimento é para quem realmente comete “grande” pecado, fariseu não faz isso. Ou acha que não...

  1. Você condena a homossexualidade e a fornicação, mas não tem problema em ver um filme que mostra isso.

Os fariseus gostam de criticar todo o tipo de pecado, mas não veem problemas de ver esses pecados num filme ou em outro lugar. Criticam a todos que se reúnem para ver um filme, mas ele mesmo diz que aquele filme pode ser visto dentro de casa. “Aqui em casa posso ver, pois posso pular a cena e o impacto da TV é bem menor que a tela do cinema, por isso eu posso me deliciar com essas cenas, mas dentro de casa.”


  1. Sua salvação é baseada em obras, não em Jesus.

Fariseus modernos acreditam em suas obras. Eles amam Tiago 2:14-26, mas não conhecem muito textos sobre a graça. Acreditam que Jesus morreu para pagar o pecado deles, no entanto, ainda tentam fazer alguma coisa para saldar os seus pecados com Deus.

  1. Você lê a Bíblia para fortalecer suas convicções, não para ser transformado por Deus.

Na época de Jesus ninguém conhecia mais a Bíblia que os fariseus. Eles realmente estudavam. Os fariseus modernos fazem a mesma coisa, mas é para ter mais argumentos para convencer os outros de suas ideias. A Bíblia é uma espada pessoal que deve ser usada para transformar a sua vida, mas todo fariseu usa a espada para ferir as demais pessoas. Para o fariseu moderno a Palavra de Deus não é para transformar a vida dele próprio, mas para ele mostrar ao mundo o quanto pecado existe.

  1. Todos os seus amigos cristãos pensam igual você.

Fariseus são seletivos. Eles escolhem os amigos conforme a suas teorias. Mas Jesus nunca foi seletivo. Apenas olhe com quem Jesus se relacionou de perto. Um coletor de impostos (Mateus), um doutor (Lucas), pescadores (Pedro e André), um Zelote (Simão). Ele escolheu seus discípulos de todas as áreas da sociedade. Olhe ao redor para o seu grupo de amigos e veja se eles não estão no mesmo molde que você. Fariseu não sabe conviver com quem pensa diferente.

  1. Se alguém tenta rebater suas ideias você fica nervoso e acaba ofendendo.

Lembra-se do que aconteceu quando Jesus rebateu os fariseus? Eles se arrependeram e Jesus os usou para começar o cristianismo.

Não!

Quando Jesus mostrou os pecados de cada um, eles o crucificaram. Modernos fariseus veem um debate como ataque pessoal. Eles imediatamente partem para o contra-ataque e logo começam a mostrar uma lista de pecados de seu opositor.

Entenda as razões porque escrevi esse texto: Eu já vivi tudo isso e até um pouco mais. Hoje entendi que devo viver sendo transformado por Jesus e espero que você também queira fazer o mesmo. Eu peço para você orar por mim e por todos os cristãos que de um jeito ou outro acabam testemunhando de Cristo. E se você tem algum comentário ou quer deixar outro sinal de farisaísmo, escreva abaixo.

Eu amo vocês, que Deus vos abençoe.


Rodrigo Bertotti acredita que a igreja local é a mais importante organização do planeta, e está ajudando a transformá-la num lugar onde todos amam estar. Como líder e pastor trabalha na Igreja Adventista no sul da Suíça. É um estudante de liderança, comunicação, igreja e fé, e compartilha suas ideias na igreja, no blog e em suas redes sociais. www.rodrigobertotti.com

Site Footer