7 fatos legais da Bíblia, mas desconhecidos!

O livro de Isaías e a bíblia.

Da mesma forma que a bíblia que tem 66 livros, o livro de Isaías tem 66 capítulos. Interessante que os primeiros 39 capítulos falam mais da lei e os últimos 27 destacam mais a graça. Alguns teólogos dizem que os primeiros 39 capítulos é “o livro do juízo”, e “o livro do conforto” são os 27 capítulos posteriores. Muito parecido com a bíblia que destaca mais a graça no Novo testamento, que tem 27 livros. E os primeiros 39 livros se concentram mais na lei divina.

3 idiomas, 1600 anos e 40 autores.

A Bíblia é um compêndio de livros, mas podemos também entender como apenas um, devido a sua homogeneidade da doutrina. Mas como 40 diferentes autores num período de 1600 anos, com uma diversidade cultural, gostos e pensamentos diversos, conseguiram fazer uma uniformidade no pensamento? Nós, que cremos e estudamos a Bíblia, sabemos e podemos ver que, o Deus Espírito Santo conduziu esse trabalho, feito num longo período de tempo. Vários escritores, mas um Guia para todos.

Arqueologia e a Bíblia.

Não é pelos arqueólogos e paleontólogos que comprovamos a veracidade da Bíblia. É justamente ao contrário. Esses profissionais continuam a descobrir o que a Bíblia tem falado há muito tempo. A arqueologia não prova que a Bíblia é verdadeira. Ela é verdadeira, e há evidências empíricas, mensuráveis, verificáveis, concretas e objetivas que se alinham com o que já foi registrado na Bíblia. Nós não acreditamos na Bíblia por causa dos achados arqueológicos, mas cremos nos achados arqueológicos por causa da Bíblia.

7 divisões da bíblia.

Há 7 grandes divisões na Bíblia. “O pentateuco” de Gênesis a Deuteronômio. “Os livros históricos” de Josué a Ester. “Os livros poéticos” de Jó a Cantares. “Os profetas maiores”, Isaías a Daniel. “Os profetas menores”, Oséias a Malaquias. “Os evangelhos”, Mateus a João. E, finalmente, “as epístolas”, de I Coríntios a Judas. O livro de Atos é considerado histórico e o livro do Apocalipse está na categoria dos profetas maiores.

O maior capítulo da Bíblia.

O Salmo 119 é o mais longo da Bíblia. Qual é o seu foco? A lei de Deus. Nós sabemos que ninguém é salvo por guardar a lei, mas isso não significa que podemos ignorá-la. Os fiéis observam e vivem de acordo com os 10 mandamentos. E o Salmo 119:1-2 diz assim: “Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do Senhor. Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração”.

O maior Best-seller de todos os tempos.

A Bíblia é o livro mais lido e vendido de todos os tempos. A cada minuto mais de 50 Bíblias são vendidas no mundo. Em nenhum momento da história algum outro livro vendeu mais que a Bíblia.

O livro de Ester.

O livro de Ester não menciona Deus nenhuma vez, mas, é claro, Deus é muito visível em seu livro. Deus é quem salva os Judeus, por meio de Ester. Isso me faz pensar que, quando não vemos Deus agindo diretamente, Ele ainda está aí fazendo tudo acontecer. Deus trabalha em nossas vidas, e isso acontece mesmo que você não perceba. O silêncio de Deus não significa ausência dele na sua vida. A demora em fazer alguma coisa importante, não significa que te abandonou. Ele está do seu lado e sempre fazendo o melhor para você.

Tenha um bom dia.




Rodrigo Bertotti acredita que a igreja local é a mais importante organização do planeta, e está ajudando a transformá-la num lugar onde todos amam estar. Como líder e pastor trabalha na Igreja Adventista no sul da Suíça. É um estudante de liderança, comunicação, igreja e fé, e compartilha suas ideias na igreja, no blog e em suas redes sociais. www.rodrigobertotti.com

Site Footer