5 maneiras que a tecnologia pode prejudicar você | Manual do homem cristão

O computador revolucionou a maneira como trabalhamos, nos relacionamos e de como vemos a vida. Hoje nós trabalhamos e curtimos a vida completamente diferente de nossos avós ou bisavós. A internet facilitou a divulgação do conhecimento e nos ajuda a estar em “vários” lugares ao mesmo tempo. Tudo isso é muito bom, mas algumas atitudes pode nos machucar bastante. Segue alguns problemas que você pode ter se não tiver o mínimo cuidado.

  1. Síndrome da visão de computador – o olho humano não está adaptado para ficar olhando para um único ponto por horas a fio. Se você permanece por muito tempo na frente de um monitor de computador é possível que já tenha experimentado alguns sintomas da síndrome: fadiga ocular, olhos cansados, irritação, vermelhidão, visão turva e, às vezes, até visão dupla. Felizmente isso acontece por apenas alguns minutos.

Proteja sua saúde ocular seguindo uns pequenos passos.

*Dê uma pausa de pelo menos 5 minutos a cada 45 minutos de trabalho. Assim você ajuda seus olhos a relaxarem um pouco.

*Se você usa óculos ou lentes, certifique que está atualizado e adaptado para o uso na frente do computador.

*Se estiver sentido algum problema constante, procure seu médico, ele vai lhe orientar o que fazer.

  1. Insônia – Ficar trabalhando à noite na frente do computador iluminado pode mudar o seu relógio interno do sono. E se você substituir o trabalho com jogos emocionantes ou até mesmo filmes, você recebe uma potência a mais para estragar a sua noite de sono. Um estudo mostrou que assistir a noite jogos que envolvam tiros provoca uma diminuição nos níveis de melatonina, que é o hormônio que ajuda a regular os ciclos do sono.

Assistir na frente da TV não melhora muito. Um outro estudo mostrou que os adolescentes que assistem três ou mais horas de televisão por dia chegaram na idade adulta apresentando sérios problemas de sono.

  1. Lesões por esforço repetitivos – Os pequenos movimentos constantes necessários para manobrar um mouse ou um teclado pode irritar severamente os tendões. Inchaços pode pressionar os nervos e logo você terá que visitar um médico. Mas lesão por esforço repetitivo pode afetar seu corpo inteiro, não apenas a parte que você usa em demasia. O Doutor Mary Barbe, professor no departamento de anatomia e biologia celular na universidade de Temple, diz que células lesadas liberam substância chamadas citosinas que viajam através da corrente sanguínea, e se você tiver bastante delas circulando por lá elas podem ser tóxicas para a células nervosas.
  2. Obesidade – Há uma relação muito direta entre a obesidade e seu estilo de vida digital. Não é novidade para ninguém que o brasileiro está ficando mais gordo e que as crianças estão de posse de uns quilos a mais em relação as crianças da década de 90. A alimentação faz uma grande diferença, mas nós estamos cada vez mais presos na frente do computador. As famílias tem ficado em média 8 horas por dia sentada na frente de um computador, seja trabalhando ou navegando na internet.

Alguns estudiosos dizem que quanto mais você ficar em frente a TV ou ao computador, mas gordo você vai ficar. Seja pela falta de atividade física ou por todos os comercias de pizza que você acaba vendo e caindo em tentação.

  1. Risco de vida – Conversando ao seu celular faz com que você dirija igual a um bêbado. David Strayer, professor de psicologia na Universidade de Utah e um especialista sobre distração de condutor, fez um teste comparando alguém que ingeriu bebida alcoólica e um outro que estava usando um telefone celular ao volante. A pessoa no telefone celular foi tão prejudicada quanto o que ingeriu bebida alcoólica. Você tem 4 vezes mais probabilidade de ter um acidente se estiver usando o telefone celular.

Você tem tido alguns cuidados para evitar os problemas vindo da tecnologia? O que você tem feito para usar esse beneficio sem sair prejudicado? Deixe seu comentário e compartilhe seu conhecimento.

Rodrigo Bertotti acredita que a igreja local é a mais importante organização do planeta, e está ajudando a transformá-la num lugar onde todos amam estar. Como líder e pastor trabalha na Igreja Adventista no sul da Suíça. É um estudante de liderança, comunicação, igreja e fé, e compartilha suas ideias na igreja, no blog e em suas redes sociais. www.rodrigobertotti.com

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer