5 dicas para te ajudar a vencer a timidez

Eu já fui muito tímido, mas muito mesmo. Era tão tímido que tinha vergonha de conversar com uma garota mesmo que fosse assuntos banais. Lembro-me que uma vez eu estava gostando de uma colega da turma e resolvi convidá-la para ir para casa juntos.  O caminho da escola até a casa dela durava uns 20 minutos, não lembro de ter trocado mais que 10 palavras. Simplesmente não tinha assunto. Eu não conseguia conversar com ela. No outro dia ela me falou: “acho que você não gosta de mim, você nem conversa comigo”. Eu estava doido para conversar com ela, mas não conseguia devido a minha timidez.

Mas isso tudo é passado, eu consegui vencê-la, pelo menos um pouco. Logo depois que terminei o segundo grau eu fui vender livros para pagar a minha faculdade, isso me ajudou tremendamente. Mas aqui vai umas dicas para te ajudar a vencer a tal timidez.


  1. Tenha um grupo de amigos ou participe de um clube.

Tem mais clubes ou grupos de amigos por aí disposto a te receber do que você possa imaginar. Apenas faça uma busca por seus interesses e faça parte de um grupo assim. Se for um grupo do seu interesse é bem melhor, pois você terá mais assuntos e se sentirá mais confortável. Seja um grupo que ande de bicicleta, de leitura, de colecionadores ou de qualquer outra coisa. Mas tenha um grupo em comum para poder se relacionar.

  1. Você já se perguntou por que você é tímido?

Você já perguntou quais os motivos do porque você é tímido (a)? É algo relacionado a como você se vê? Geralmente os tímidos se vêem inferiores aos demais. Desenvolveram uma baixo autoestima. A bíblia diz: “Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus”. Gálatas 3:28. Todos somos iguais perante Deus. Você não pode se sentir inferior a ninguém, pois ninguém é superior a você. Todos temos o mesmo valor. Sinta-se assim. Faça um esforço para se ver melhor do que você mesmo pensa que é. Saiba que há tipos diferente de pessoas, mas que não possuem menor ou maior valor. Há pessoas que se relacionam melhor com conhecidos, como eu por exemplo. Há outros que se relacionam facilmente com desconhecidos, como minha esposa. Ao saber disso, eu entendo que posso ser mais amigável quando estou com pessoas que já confio. Quando me conheço, posso me entender melhor e saber como agir. Sou mais tímido com desconhecidos, então vamos trabalhar nesse ponto.

  1. Coloque o foco nas pessoas.

Quando encontrar alguém coloque o foco nessa pessoa. Pergunte coisas para ela, e a deixe responder. Tente perguntar sobre coisas que ela está fazendo. Sobre a família, sobre as paixões da vida dela. Se concentre no que a pessoa gosta de falar. Assim, você só vai precisar fazer perguntas e ouvir as respostas. Se sentirá melhor e começará a ter um relacionamento mais profundo com as pessoas. Ao você colocar o foco na pessoa, paredes do relacionamento são derrubadas e a conversação ocorre mais naturalmente.

  1. Memorize alguns quebra-gelo.

Há algumas formas para se começar uma conversação que te ajudam muito. Começar a falar sobre como está o tempo é muito brega, mas pode ajudar, kkkk. Comece a prestar atenção em como seus amigos começam uma conversa. Veja o assunto que eles conversam com outras pessoas. E aprenda com eles o que você pode conversar com as pessoas que você encontrar por aí. Encontre algumas maneiras de começar uma conversa, memorize e comece a usar. A minha técnica usada para vender livros era sempre perguntar sobre a família e o trabalho da pessoa. E enquanto ela estava respondendo, eu ficava formulando outra pergunta para ir mais a fundo no assunto. Geralmente as pessoas gostam de falar sobre sua vida e seus feitos heroicos. Depois que você perguntar sobre isso é só abrir seus ouvidos e deixar a pessoa falar.

  1. Seja uma pessoa amigável.

Há muita coisa para se falar do sorriso. Sorriso no rosto é contagiante. É mesma coisa que estar do lado de alguém que está com sono e começa a bocejar. Todos nós começamos a bocejar também. Não é diferente com o sorriso. Seja amigável e tenha um sorriso no rosto. Tente ser alegre quando encontrar alguém. Várias vezes durante o dia, quando estava vendendo livros, eu parava na rua e fazia massagem no meu rosto para tentar fazer com ele ficasse mais alegre. Porque depois de ficar horas tentando vender e só ouvindo nãos, o rosto começa a demonstrar uma certa tristeza. Então, eu parava na rua, e fazia massagem para deixar meu rosto mais feliz. Eu sei que você deve estar rindo de mim nesse momento, mas creia, funcionava. Por isso, eu digo para você, tenha um sorriso no rosto, mesmo que tenha que fazer massagem na cara antes de encontrar alguém.

Se você é tímido eu espero ter ajudado um pouco. Sei como é difícil, mas sei também que é possível melhor uma pouco essa parte de nossa vida. Se você conhece alguém tímido, marque essa pessoa ou faça de alguma forma chegar essa mensagem para ela. e aproveite e deixe um comentário abaixo com uma dica legal.

Tenha um dia abençoado por Deus, e aproveite o dia para apressar a volta de Jesus.


Rodrigo Bertotti acredita que a igreja local é a mais importante organização do planeta, e está ajudando a transformá-la num lugar onde todos amam estar. Como líder e pastor trabalha na Igreja Adventista no sul da Suíça. É um estudante de liderança, comunicação, igreja e fé, e compartilha suas ideias na igreja, no blog e em suas redes sociais. www.rodrigobertotti.com

Site Footer