3 lições do menor verso da Bíblia

“Jesus chorou” está escrito em João 11:35 e é o menor verso da bíblia. Mas mesmo sendo tão pequeno, esse verso pode nos ensinar lições profundas que afetam a vida espiritual, a nossa fé e o relacionamento com o Salvador.


Você pode até pensar que esse verso não serve para nada, apenas para contar que Jesus chorou, mas a Bíblia diz em II Timóteo diz que “toda a Escritura é inspirada e útil para o ensino, para repreensão, para a correção…” portanto, temos lições para aprender também desse verso.

  • Jesus é totalmente homem.

A doutrina da humanidade de Jesus é parte fundamental de nossa crença. Ao Ele se tornar homem, mostrou-nos o quão longe estava disposto a ir para nos salvar. Eu não acredito que um apaixonado por cães esteja disposto a se tornar um para demonstrar o quanto o ama. Jesus desceu milhares de degraus, de Deus para homem, para resolver o problema do pecado e nos dizer o quanto nos ama. Essa atitude, também demonstra, sua humildade para cumprir a vontade do Pai. “Mas esvaziou-se a sim mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens”. Filipenses 2:7

  1. O pecado fere o coração de Deus

Porque Jesus chorou quando chegou e viu que Lázaro estava morto, se ele sabia que logo iria ressuscitá-lo? Nós não fomos feitos para morrer, pois Deus nos criou para vivermos eternamente. Até podemos estar acostumados a conviver com a morte, mas o Criador do universo que sabe o que é ter vida plena, que nos criou para sermos eternamente felizes não consegue não se comover diante da morte. “O salário do pecado é a morte” e isso fere o coração de Deus, machuca o coração do Salvador.


  1. A compaixão de Jesus é inconfundível.

A palavra grega para “chorou” neste verso é dakruó, que significa chorar silenciosamente. Na cultura hebraica da época, chorar em alta voz para que todos ouvissem, era sinal de demonstrar amor pela vítima, mas na maioria das vezes, não era sincero e muitas pessoas recebiam para chorar em velórios. Mas chorar tentando que ninguém o veja, é sinal de que você realmente está comovido com a situação e não quer somente chamar atenção.

O amor de Jesus por Lázaro se estende por toda a humanidade. Jesus olha para você e sente compaixão, ele sente a sua dor e, sempre que for preciso, chora com e por você. Jesus tem compaixão por nós e João 11:35 deixa isso muito claro.

Viva hoje sabendo que Jesus está do seu lado em todos os momentos e curte a sua alegria, assim como sofre na sua tristeza. Tenha um dia abençoado. E não esqueça de deixar sua sugestão te temas ou perguntas nos comentários.


Rodrigo Bertotti acredita que a igreja local é a mais importante organização do planeta, e está ajudando a transformá-la num lugar onde todos amam estar. Como líder e pastor trabalha na Igreja Adventista no sul da Suíça. É um estudante de liderança, comunicação, igreja e fé, e compartilha suas ideias na igreja, no blog e em suas redes sociais. www.rodrigobertotti.com

Site Footer