10 maneiras simples de ouvir um sermão e aprender mais

Eu tenho algumas dificuldades em ouvir sermões. Primeiro porque eu costumo ser o pregador e quando tem que ouvir tenho certa dificuldade, pois prefiro estar pregando que ouvindo. Segundo, eu começo a fica impaciente se fico sentado por muito tempo. O terceiro é o ponto mais difícil, pois quando se prega todo fim de semana, você fica muito crítico com os demais sermões, e isso faz com que eu fico mais criticando que aprendendo. Reconhecendo esses problemas criei algumas estratégias para ouvir melhor um sermão. Talvez elas ajudem você também.


    1. Ore regularmente pelo seu pastor. Quando você ora por ele você estará mais inclinado a ouvir o sermão como vindo de Deus.
    2. Procure dormir bem na noite anterior. Sono fará você ter dificuldade de ficar atento as palavras do sermão.
    3. Ore antes do sermão começar. “Senhor fale comigo e toque meu coração”. Acreditar que Deus falará para você naquele momento ajudará você ficar prestando mais atenção.
    4. Tome nota. Eu sei que é algo simples, mas me ajuda muito a aprender mais. Crie algumas formas criativas de anotações. O que eu não sabia sobre esse texto, ou questões que gostaria de perguntar para o pastor sobre o que ele pregou.
    5. Anote pelo menos uma verdade dita por ele. Se você se concentrar em algo que está aprendendo você conseguirá prestar atenção até no sermão mais chato.
    6. Tenha alguém para dividir o que aprendeu. Escolhe um amigo onde vocês irão dividir o que aprenderam do sermão. Envie um e-mail para ele durante a semana com as verdades aprendidas do sermão. Isso fará você ouvir o sermão com outra perspectiva.
    7. Tenha um plano de discutir o sermão em família. Mesmo que seja apenas 10 minutos, mas isso fará com que toda a família ouça o sermão e aprenda alguma coisa.
    8. Deixe o telefone em modo igreja (modo avião). Não me oponho a você usar a bíblia no celular, mas lute arduamente para não entrar nas redes sociais ou fazer pesquisas no Google. Se você não consegue vencer essa batalha deixe o celular no carro, ou na bolsa.
    9. Crie um pequeno grupo durante a semana para discutir as lições do sermão. Isso fará você prestar atenção para ter o que dizer.
    10. Reveja o que anotou do sermão durante a semana e ore sobre o que aprendeu. Se você aprender com as anotações estará motivado a continuar com as elas.

Quais ideias você acrescentaria?


Rodrigo Bertotti acredita que a igreja local é a mais importante organização do planeta, e está ajudando a transformá-la num lugar onde todos amam estar. Como líder e pastor trabalha na Igreja Adventista no sul da Suíça. É um estudante de liderança, comunicação, igreja e fé, e compartilha suas ideias na igreja, no blog e em suas redes sociais. www.rodrigobertotti.com

Site Footer